Dia 16 de março, é o Dia Nacional do Ouvidor. Para celebrar a importância da atuação deste profissional, a Ouvidoria do Conselho Federal de Administração (CFA) divulga o Relatório da Ouvidoria do CFA, referente ao 4º trimestre de 2021. Ao todo, o setor recebeu 90 demandas. No somatório geral, foram 474 registradas no ano passado.
Entre as demandas recebidas, 249 (52,53%) foram de pessoas atrás de informações e esclarecimentos de dúvidas quanto aos procedimentos e normas estabelecidos pelo Sistema CFA/CRAs. A Ouvidoria também recebeu, ao longo de 2021, 196 reclamações e 17 denúncias.
Profissionais de administração do sexo masculino e registrados em CRAs são os que mais demandam a Ouvidoria do CFA. Contudo, há um crescente aumento da participação feminina: saltou de 32% (2020) para 40,9% (2021).
O ouvidor do CFA é o conselheiro federal, Adm. José Carlos de Sá Colares. Ele e a colaboradora da autarquia, Maria Auxiliadora da Silva Jerônimo, são responsáveis por intermediar as relações entre os profissionais de Administração e a sociedade, promovendo a qualidade da comunicação entre ambos e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.
Saiba mais
A Ouvidoria é um canal direto de comunicação entre os cidadãos e o Sistema CFA/CRAs para reclamações, sugestões, consultas e elogios sobre o funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais de Administração.
O objetivo é assegurar a participação da sociedade no CFA para promover a melhoria das atividades desenvolvidas, além de reunir informações sobre diversos aspectos do Sistema, com o fim de contribuir para a gestão institucional.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA