Branding nos Negócios. Esse foi o tema de mais uma live realizada pelo Conselho Federal de Administração. O CFAPlay trouxe para conduzir o bate papo com os telespectadores a administradora, Rita Lima.
O encontro começou com a apresentação do que é branding para o público presente. Na verdade, é a marca do negócio. Por isso, Rita destacou a importância de se cuidar dessa marca, fazer ela se consolidar, passar confiança e credibilidade.
“como administradora eu digo que todas as ideias são bem vindas, todos os planejamentos são possíveis desde que você realmente construa uma trajetória para que o seu negócio tenha um sucesso”.
Um dos primeiros passos para definir o posicionamento da marca e como o branding vai ser aplicado é definir a identidade visual, entender qual é o negócio. Para isso é preciso seguir quatro caminhos iniciais.
- – Nome
- – Termo
- – Sinal
- – Símbolo ou desenho
Também foi destacado que o branding precisa ter definido desde a concepção da ideia os seguintes pontos:
- – Valores
- – Propósito
- – Identidade
- – Linguagem própria
Gestão
Rita Lima também destacou a importância da aplicação de ações direcionadas para ter um branding de sucesso. Movimento estratégico, ações de marketing e organizados por um determinado negócio, para produzir intensamente uma determinada marca de produto, serviço, comunicação ou publicidade. Esses são alguns dos pontos fundamentais para gerir uma marca.
A medida proporciona a conquista de novos consumidores, ajuda a determinar a produção de uma comunicação e publicidade assertiva e transmite os atributos que o consumidor percebeu na marca.
“Para a gente criar uma marca e, na verdade, criar uma relação com o consumidor é quando eu lembro das marcas. Marketing junto com os negócios criam relações que eu possa lembrar, que eu possa falar nossa vi esse comercial, vi isso em um outdoor. Uma marca precisa saciar uma necessidade ou ir de encontro com o seu desejo”.
Sucesso
A live foi um sucesso de audiência no CFAPlay e contou com a participação de estudantes e profissionais da administração de todo o país e até da Colômbia. Após a apresentação dos slides, a administradora Rita Lima ainda respondeu às perguntas enviadas por quem acompanhava a transmissão.
Os telespectadores ainda puderam receber três dicas importantes para ajudar na consolidação do negócio e na gestão do branding. Anote aí:
- Esteja sempre ativo nas redes sociais/ acompanhe as métricas
- Seja criativo e coerente com o conteúdo/ fidelize o público alvo.
- Compartilhe experiências humanizadas/ nova era
Se você perdeu a live, fique tranquilo. Ela está disponível na íntegra no CFAPlay, no Youtube. É só apertar o play e aprender tudo sobre o assunto.
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA