You are currently viewing Audiência histórica: II Semana Temática de Administração é sucesso de público

Audiência histórica: II Semana Temática de Administração é sucesso de público

A II Semana Temática de Administração terminou nesta quinta-feira, 19. Foram três dias de muito debate e conhecimento sobre os mais diferentes assuntos ligados à Ciência da Administração. O evento on-line, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), foi um sucesso de público: foram mais de 3,4 mil inscritos, mais de 6,3 mil certificados emitidos e, até o momento, a Semana teve quase 10 mil visualizações no canal CFAPlay.

Quem abriu a programação do último dia da Semana foi o consultor especialista em compliance, Marcos Assi. Ele apresentou a palestra “Compliance no RH: aspectos práticos” de forma descontraída e irreverente. O tempo todo interagindo com o público, Assi conseguiu transmitir leveza aos conceitos e termos considerados técnicos e “chatos” pela maioria.

Ele começou brincando com os participantes: “Afinal, compliance é de comer ou de beber?”, questionou. O termo vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos. Como trazer isso para a área de Recursos Humanos?

O setor, segundo Massi, deve ser o maior multiplicador e é, também, o responsável por fomentar a capacitação das pessoas. Ele explica que, quando uma pessoa assina o contrato de trabalho na organização já deve ser orientada quanto às regras de conduta do local.

“O maior desafio do compliance não é implementar normas e procedimentos. É fazer seguir as regras, é fazer o certo e não o mais fácil. Então existe todo um processo de construção de uma mudança de cultura”, explicou.

Assi reforçou, ainda, que, para mudar a cultura do negócio é preciso gerenciar condutas e aprimorar posturas. “Se você consegue gerenciar as condutas das pessoas na organização, aprimorar a postura delas, tanto na questão corporativa quanto na questão comportamental e no convívio entre os colaboradores, você vai conseguir mudar a cultura da empresa. Respeitar as pessoas, esse é o segredo. Faça para os outros o que você gostaria que fizesse para você. Se você fizer isso, for honesto, íntegro e fizer a coisa certa, você sempre estará em integridade”, ensinou o especialista.

Governança corporativa e sucessão em tempo de crise 

O administrador e especialista em gestão estratégica empresarial, Adgenison Nascimento, palestrou sobre “Governança corporativa e sucesso em tempo de crise”. A governança visa gerar e maximizar valor aos produtos e serviços para os acionistas.

O palestrante falou um pouco do mundo Vuca (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) e mundo Bani (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível) , conceitos usados para entender as rápidas transformações que acontecem no mundo. Ele citou, ainda, os efeitos causados pela pandemia na área dos negócios.

“Nesse contexto, surgiu a necessidade de pensar a sucessão do negócio, principalmente entre os fundadores. A governança é um dos grandes benefícios para a continuidade da empresa”, explicou Adgenison.

As empresas familiares precisam de uma atenção especial. Uma das dicas que o especialista deu ao público foi a importância dos cargos gerenciais: tais cargos precisam ser conquistados e não herdados. A sucessão patrimonial precisa ser feito, ainda, em vida. A medida evita problemas jurídicos que podem surgir após o falecimento do fundador do negócio.

Gestão e mercado de negócios

Como foi dito, o mundo passa por constantes mudanças. Como você se comporta diante dessas transformações? Você é do time que se adapta ou fica para trás? A analista de Articulação de Projetos do Sebrae, Lisiane Uggeri Hampel, mostrou que muitas empresas abriram as portas em 2021, mas também muitas encerraram suas atividades.

Entre os maiores desafios para manter um negócio aberto estão a questão financeira, o aumento de custo, a queda no consumo, entre outros. Contudo, a capacidade de oferecer um produto diferenciado é, de acordo com Lisiane, uma das principais barreiras dos empresários. “Nós temos que ter empresas que se colocam de forma diferenciada no mercado”, explicou.

A tecnologia, por sua vez, trouxe muitas oportunidades para o mundo dos negócios. As vendas on-line, por exemplo, foi uma delas. Além disso, muitas empresas também aproveitaram o momento para melhorar o seu relacionamento com o cliente. Lisiane apresentou o caso de uma loja que, além de vender seus produtos pela internet, disponibilizou para o público a receita e convidou os consumidores para postarem o resultado do prato que desenvolveram.

Ela citou, ainda, casos de hotéis que criaram espaços “instagramáveis” e conquista o engajamento dos hóspedes nas redes sociais. Essas pessoas, ao interagirem com a marca, tornam-se propagadores dos serviços oferecidos, aumentando, assim, o alcance deste hotel.

Lisiane comentou outros casos e recomendou ao público sobre a importância de ter um olhar diferenciado para o cliente. O gestor do negócio deve, segundo ela, entregar algo a mais, humanizar a marca, estar presente em vários canais e dar resposta rápida ao público. Para inovar, é preciso, também , “pensar fora da caixa” e criar uma equipe engajada para inovação.

Marketing em debate

Um dos segmentos da Administração mais desejados pelos futuros Administradores é o marketing. E, por isso, o tema não poderia deixar de estar na programação da II Semana Temática de Administração. Quem conversou com o público sobre o assunto foi a líder de Strategic Services, Natalia Abruzzi.

Na oportunidade, a especialista falou da importância da otimização da conversão. Um dos tópicos abordados foi o Conversion Rate Optimization (CRO) que, na tradução literal, significa Otimização da Taxa de Conversão. Essa é uma estratégia baseada no aprimoramento constante dos elementos do website com o objetivo de atrair e converter mais usuários.

Nesse cenário, o gestor da área deve pensar no marketing digital de forma estratégica. Como atrair o cliente para o site, como fazer o funil de vendas valer a pena? Para tanto, é preciso utilizar outros canais, seja um banner ou um post em rede social. Não apenas isso: o trabalho é desenvolvido por um time de pessoas das mais variadas áreas.

“A gente tem uma equipe de UX, que vai olhar para o conteúdo; tem a pessoa da web analytics que vai olhar para funil e percentuais; o time de desenvolvimento, outro de qualidade e um outro voltado para as ações estratégicas”, explicou Natália.

Ao encerrar, ela aconselhou aqueles que querer atuar com CRO e marketing digital. “Faça testes. Se a sua métrica não está dando resultado, lembre-se de olhar para o comportamento e engajamento. Trabalhe com os dados e não se contente com a primeira resposta e, por fim, cuidado com as crenças pessoais”, ensinou.

Capacitação estratégica

Como transformar conhecimento e dados em resultados? A resposta desta questão foi decifrada pelo educador corporativo, Adm. Daniel Fonseca. Ele explica que é onde entra a Gestão do Conhecimento, o GC, que é formado pelo tripé pessoas, tecnologia e processos.

“A gestão do conhecimento consegue até ser preditiva. O que basicamente o gestor precisa para começar? De cara, esse gestor precisa entender de gente, pois são as pessoas que detém o conhecimento e entender os processos. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”, afirmou.

Entre as ferramentas para a GC estão: a nuvem (OnDrive, Dropbox, Amazon, etc), planejadores de tarefas (Trello, planner, confluence), métodos ágeis de gestão como o Scrum, aplicativos como Lean e Kanban e sprint. “Tudo vem nessa linha exponencial e são facilitadores da GC”, disse.

Daniel ressaltou, ainda, que o assunto é explorado na edição 143 da revista RBA e também em um vídeo que ele gravou para o CFAPlay.

 

Corrupção X Má gestão

O presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, encerrou o terceiro e último dia da II Semana temática de Administração. Coube a ele dissertar sobre corrupção e má gestão, tema que ele vem se debruçando ao longo dos anos. Ele lembrou que o evento trouxe importantes temas para o debate público. Segundo Mauro, foram “temas gostosos”, mas que o assunto que ficou a cargo dele é “indigesto”.

Em ano eleitoral, a corrupção e a má gestão são assuntos que estão na agenda da sociedade brasileira. “É de uma singular importância não só para a vida política, mas também para a vida social e econômica”, ressaltou.

De acordo com ele, a corrupção não tem nada a ver com partido A ou B. Também não teria a ver com crise econômica ou com riqueza.

“Não importa o ambiente político, não importa a situação econômica, ou a questão social. Ela sempre existiu a revelia. Para encontrar explicações, temos que ir na filosofia que se discute ética e moral e na Ciência da Administração, quando se discute a má gestão”, defendeu.

Mauro relembrou que há tempo fala de uma “vacina contra a corrupção”. Segundo o administrador, contra a má gestão essa vacina já existe: é a Ciência da Administração. “Mas eles insistem em recusar essa vacina e querem fazer gestão”, reclamou. Já a corrupção, a vacina está ligada com comportamento.

Pode parecer, mas a corrupção e má gestão são coisas diferentes. Mauro conta que a corrupção é uma “deformação moral e ética”. Já a má gestão “vem da negação da Ciência da Administração”.

A corrupção e a má gestão afetam a competitividade do Brasil e a qualidade de vida. Ambos, uma vez juntos, causam sérios danos. Dados do Ministério Público Federal apontam que os dois são responsáveis por perdas de R$ 200 bilhões de reais ao ano. “Não é pouca coisa, estamos falando de cifras astronômicas em um país cujo nível de miserabilidade é extremamente alto”, alertou o presidente.

Mauro voltou a dizer que o Brasil é um país paradoxal: apesar do potencial em riqueza estratégica, o país é um dos líderes em pobreza social. Na palestra, ele apontou as razões desse gap a sugeriu caminhos para reverter tal situação.

“É preciso fazer uma disrupção cultural para superarmos o vírus da corrupção e na gestão, idem. Não podemos mais tolerar que pessoas sem qualificação assumam esses papéis de liderança e só podemos superar isso na festa democrática, com as eleições.”, explicou.

Ao final, Mauro respondeu os questionamentos do público. Além disso, ele agradeceu a participação de todos e elogiou a segunda edição da Semana Temática de Administração.

Para conferir todas as palestras da Semana Temática de Administração, clique nos links abaixo:

 

1º dia da Semana Temática de Administração

2º dia da Semana Temática de Administração

3º dia da Semana Temática de Administração

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário