As redes sociais surgiram como uma forma de descontração para a população, e com o tempo tornou-se fundamental para as relações sociais. No entanto, o uso das mídias digitais possui um grande poder de influência na vida de seus usuários e pode atuar como uma vantagem ou uma fraqueza, dependendo do manuseio.
O conselheiro federal, mestre em Psicologia e especialista em Gestão da Qualidade, Inovação e Liderança, Adm. Manoel Carlos Rocha Lima, defende que as redes sociais já representam um dos mais efetivos meios de comunicação, sob diversos aspectos. Nessa perspectiva, elas permitem que você possa se apresentar e/ou oferecer seu produto de forma rápida, democrática e acessível para diversos públicos.
Com isso, se utilizadas adequadamente, as redes sociais podem contribuir muito para que as pessoas possam divulgar seus próprios nomes, seus trabalhos e suas carreiras. No entanto, o uso dessas ferramentas, na vida pessoal e profissional, bem como a criação de conteúdos, devem considerar as especificidades da rede escolhida e o alvo profissional de cada um, o que gera a necessidade de uma gestão adequada do perfil e da produção de um conteúdo orientado aos objetivos identificados.
“No mundo atual, a atuação nas redes sociais é importante, na medida em que conecta pessoas, permite a criação de novos negócios e gera oportunidades de acesso a diferentes formas de produção e disseminação de conhecimentos.”, alega o administrador.
As redes como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIN são alimentadas por materiais que todos os usuários produzem e consomem diariamente. O caráter dos conteúdos que circulam no espaço virtual varia de acordo com cada usuário. O algoritmo funciona de maneira que nenhum feed seja igual ao outro, mas sim personalizado e exclusivo para cada utilizador.
A regra básica para não se prejudicar com a nova realidade é prezar pelo bom senso na hora das postagens pessoais. Afinal, elas estão suscetíveis a aparecer na tela de outras pessoas, inclusive de colegas de trabalho e superiores podendo resultar em consequências no ambiente profissional.
Embora as plataformas de conteúdo atuais contenham diversos perigos para os usuários, por outro lado também existem as oportunidades de usá-las ao seu favor. Saber como utilizar as mídias sociais para muito além do entretenimento é fundamental para aprender e reter conhecimento nessa nova era.
Rede social, uma aliada da vida profissional
Começando pela rede de contatos, é bom ter um amplo grupo de amigos, mas tratando-se do mercado de trabalho, é elementar buscar pessoas interessantes profissionalmente. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede voltada para a vida profissional, mas os usuários também podem usar o Instagram para propagar seu dia a dia no trabalho com mais leveza e personalidade.
Enaltecer as próprias ações realizadas e de sucesso é uma maneira de mostrar profissionalismo e opera como um currículo. Resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas podem ser positivos para o perfil; entretanto, a autopromoção exagerada pode soar arrogante– é preciso ter equilíbrio.
Compartilhar conteúdos relevantes, com informações úteis e práticas atrai um público qualificado e fiel. Em um contexto em que existem cada vez mais publicações vazias, procurar diferenciar-se com postagens pertinentes pode disparar o alcance da conta.
Poder dos algoritmos
Um caminho muito simples, entretanto pouco utilizado, é colocar o algoritmo para trabalhar a seu favor. Os algoritmos de plataformas como Instagram, TikTok e Spotify são alguns dos mais desenvolvidos do mundo, e a cada interação realizada com conteúdos dentro desses sites, eles aprendem um pouco mais e se capacitam para recomendar produções similares.
Em outras palavras, uma gama de interações focadas em conteúdos não produtivos ensina o algoritmo a recomendar cada vez mais conteúdos desse gênero. Assim, acaba tornando-se uma espiral sem fim, na qual o responsável pelo seu teor é o próprio dono da conta.
A sociedade está em um dos momentos mais especiais da história: nunca houve tantas atualizações e acesso a informação disponível; por si só, isso é uma benção e uma maldição. Saber como se dar bem nas mídias sociais, para muito além do entretenimento, é fundamental para aprender e reter conhecimento nessa nova era.
Muitas vezes o desejo é somente de ficar explorando feeds, sem nenhum objetivo específico, o que é normal e recorrente. Por outro lado, é um grande desperdício não aproveitar todo o grande potencial que a internet e os milhares de criadores de conteúdo espalhados pelo mundo trazem.
Aprender a utilizar as redes sociais como ativos de aprendizado e oportunidades para atingir um objetivo é uma habilidade subvalorizada, mas muito importante. Como você tem utilizado seu tempo nas mídias sociais?
Maria Natália Terra
Com supervisão de Ana Graciele