A vida e a história de Guerreiro Ramos foram o tema de mais uma live do CFAPlay. O encontro foi comandado pelo mestre em comunicação, Lunde Braghini Junior.
Ao longo de uma hora de palestra foi apresentada a importância de Alberto Guerreiro Ramos na história do país. Ele foi professor de administração pública da University of Southern California (Universidade do Sul da Califórnia).
Quando ocupou o cargo de Deputado Federal foi o autor do projeto de lei que deu origem a regulamentação da profissão de Administrador no país. O esforço e a dedicação com a profissão é reconhecido e valorizado por todas as gerações de profissionais de administração.
“É relevante o fato de que ele assume a cadeira de deputado federal em agosto de 1963 e em 3 de setembro já apresenta o projeto de regulamentação da atividade de administrador. É um projeto de Alberto Guerreiro Ramos”. Destaca o mestre em comunicação Lunde Braghini Junior.
Guerreiro Ramos nasceu na Bahia em 13 de setembro de 1915 e faleceu em 6 de abril de 1982. Ele também estudou na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Faculdade de Direito da UFRJ.
Quem também participou da live foi o diretor da Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração, Adm. Rui Ribeiro. Durante o bate papo ele destacou o legado deixado por Guerreiro Ramos.
“Guerreiro Ramos foi realmente um percussor do pensamento da gestão da Administração e da visão que ele teve do movimento negro. Ele, como sociologo e como administrador, já estava prevendo que mós iriamos atravesar esse movimento negro em defesa dos nossos irmãos”.
Prêmio
Estão abertas até o dia 14 de outubro as inscrições para o Prêmio CFA Guerreiro Ramos 2023. Neste ano o tema da premiação é“inovação na gestão pública”.
Os interessados podem participar nas categorias: Pesquisa Científica ou Práticas Inovadoras. Serão ao todo 50 mil reais em premiação aos vencedores.
O resultado do Prêmio Guerreiro Ramos de Inovação na Gestão Pública será divulgado na data provável de 27 de novembro de 2023. Todos os detalhes no site da inscrição. https://inscricao.cfa.org.br/
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA